COMPETIÇÕES DE AIRBADMINTON

Jogar na areia é um grande exercício físico que permite aos jogares trabalhar o corpo inteiro e desempenhar muito tipos de movimentos, além de entusiasmante e divertido pois não transparece como exercício quando entretido com o jogo.

Para competições de AirBadminton a BWF recomenda um evento de revezamento de times competindo em duplas masculinas, duplas femininas, duplas mistas e trios.

Quadra de Areia

  • A quadra deve ser um retângulo de 16m x 6m mercado com fitas de 5cm de largura.
  • As linhas demarcatórias da quadra devem ser de fita fabricadas em material resistente, facilmente distinguíveis e preferencialmente nas cores azul ou branca.
  • Todas as linhas fazem parte da área definida como quadra.
  • O topo da rede a partir da superfície da quadra deve ser de 1.45 metros no centro da quadra e 1.50 metros sobre as linhas laterais da marcação da quadra de duplas/trios.

Evento de Revezamento de Times

O tamanho do time deve ser de pelo menos dois homens e duas mulheres até um máximo quatro homes e quatro mulheres para cada time.

O desafio entre os times é definido em 5 partidas: uma de dupla masculina, uma de dupla feminina, uma de dupla mista e duas de trios.

A primeira partida de trio, o trio consiste em 2 jogadores homens e uma mulher; a segunda partida de trio, o trio consiste de duas jogadores mulheres e um jogador homem.

Sistema de pontuação

O vencedor entre os times será o time que alcançar primeiro 100 pontos.

  • A primeira partida é um game de até 20 pontos (os times mudam de lado quando um time alcançar primeiro o 10o ponto). A segunda partida continua a partir da pontuação final da primeira partida.
  • A segunda partida é jogada até que um dos times alcance primeiro a pontuação de 40 pontos (os times mudam de lado quando um time alcançar primeiro o 30o ponto). A terceira partida a partir da pontuação final da segunda partida.
  • A terceira partida é jogada até que um dos times alcance primeiro a pontuação de 60 pontos (os times mudam de lado quando um time alcançar primeiro o 50o ponto). A quarta partida a partir da pontuação final da terceira partida.
  • A quarta partida é jogada até que um dos times alcance primeiro a pontuação de 80 pontos (os times mudam de lado quando um time alcançar primeiro o 70o ponto). A quinta e última partida a partir da pontuação final da quarta partida.
  • A quinta partida é jogada até que um dos times alcance 100 pontos e ganhe o desafio (os times mudam de lado quando um time alcançar primeiro o 90o ponto).

Considerações sobre os trios

O jogo de trios é um evento emocionante pelo seu ritmo rápido onde boas estratégias e comunicação entre os membros do time são fundamentais para vencer.

Em qualquer jogo, o direito de serviço deve ser exercido em sequência: um sacador inicial serve para qualquer jogador do lado oponente, depois um dos parceiros do sacador inicial para qualquer um dos dois outros jogadores do lado receptor; e finalmente para o terceiro parceiro do sacador inicial ao terceiro jogador do lado receptor e assim por diante.

Após a devolução do serviço, em um rali, a peteca pode ser devolvida por qualquer jogador do lado servidor e da mesma forma para o lado receptor alternativamente, até que o ponto seja definido.

Jogadores de ambos os lados não podem devolver duas vezes consecutivamente a peteca em um rali.

Condições Atmosféricas

As condições atmosféricas não devem apresentar nenhum perigo de lesão aos jogadores. A intensidade do vento deve ser suficientemente baixa para permitir condições de jogo.

O árbitro deve avaliar as condições do vento usando um anemômetro – que deve indicar valores não maiores que 12 km/h para permitir jogar.

Indumentária

Roupas adequadas, ventiladas e próprias para a prática esportiva tais como tops, camisetas e shorts são recomendados para manter os jogadores confortáveis.